Qual sua opinião sobre a criação do feriado religioso em homenagem à Santa Maria de Belém (Belém-PA)




Projeto de Lei de autoria do Vereador Abel Loureiro (DEM) que objetiva instituir o dia consagrado à Santa Maria de Belém, padroeira da cidade, como feriado religioso municipal, será votado na Câmara dos Vereadores. 

O projeto pretende alterar as Leis nº 9.034, de 27 de setembro de 2013, e nº 6.306, de 01 de março de 1967, declarando como feriado religioso o Dia Municipal em Homenagem à Santa Maria de Belém, padroeira da cidade, comemorado em 01 de setembro.

A referida data já constava no calendário litúrgico da Igreja Católica e foi incluída no calendário oficial de Belém através da Lei no 9.034/2013, também de autoria do Vereador Abel Loureiro.

Para o autor da proposição “Santa Maria de Belém é a padroeira da Arquidiocese e da cidade de Belém e nos remete à pessoa da mãe de Jesus, a Virgem Maria, enquanto esteve em Belém de Judá, cidade onde nasceu Jesus.”
Defende que “o dia em homenagem à Santa Maria de Belém deve ser declarado como feriado religioso municipal para que na referida data seja realizado culto público e oficial. Em outras cidades, à exemplo do que ocorre no Rio de Janeiro, o dia 20 de janeiro foi declarado feriado religioso em homenagem ao Santo padroeiro da cidade, São Sebastião. Na cidade de São José dos Campos, por sua vez, foi instituído feriado municipal através da Lei 8.821/2012 o dia 19 de março em razão das comemorações ao Dia de São José, padroeiro da cidade”.

Ob
servação: O projeto entrará em discussão durante a Sessão Ordinária da próxima segunda-feira - 08.04.2015 - às 10:45h, no Plenário da Câmara Municipal de Belém (Tv. Curuzú, 1755, entre Av. Alm. Barroso e Av. Rômulo Maiorana).

Hey there, I'm Loreo!

Share This Post